Colégio Magnum Cidade Nova – 20 anos inovando em Educação

written by BVM December 1, 2017

Educação inovadora e de qualidade marca a trajetória de sucesso dos 20 anos de existência do Colégio Magnum Cidade Nova em Belo Horizonte – MG. Instalado em uma área de 11.500m2, o Colégio dispõe de espaços de convivência e estudo em grupo, quadras esportivas, laboratórios, confortáveis salas de aula, piscinas aque – cidas, ginásio poliesportivo e um prédio especialmente planejado para a educa – ção infantil. Enfim, um lugar arquitetado para que as crianças e adolescentes possam descobrir e desenvolver suas habilidades e competências de maneira integral.

Mesmo não sendo uma escola de Con – gregação Religiosa, o Colégio Magnum inspira-se na filosofia de Santo Agostinho para a fundamentação de sua formação integral. Alia a tradição agostiniana de en – sinar à inquietude intelectual oferecendo aos seus alunos projetos de ensino tanto na área da formação quanto na área de ensino. Como resulta – do de seu trabal – ho, em 2002 foi apon – tado pela Revista Veja, por meio de pesquisa realizada pela agência paulista Ipsus-Marplan, como primeiro lugar entre os melhores colégios de Belo Horizonte. Desde 2005, está presente entre os primeiros no ranking dos colégios com melhor desempenho no ENEM e em 2010 passou a ser um integrante do Programa das Escolas Associadas da UNESCO.

Tendo a inovação como um dos princípios do Colégio, seus projetos são desenvolvidos, segundo o diretor Eldo Pena Couto, com o objetivo de ampliar o tempo de exposição do aluno às atividades escolares. “As escolas do Brasil têm de um modo geral apenas quatro horas de aula, o que percebemos ser pouco para oferecer uma educação integral, assim, criamos projetos que permitem aos alunos desenvolverem suas habilidades no campo social, esportivo e profissional. Em relação ao profissional criamos o JEM – Jovem Empreendedor Magnum, que é um projeto desenvolvido com base no empreendedorismo e protagonismo estudantil, a ideia é integrar ensino e experiências cotidianas na formação profissional do aluno.”

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é um programa que realiza pesquisas sobre o nível da atividade empreendedora mundial. Segundo seus dados, o Brasil está classificado entre os países mais empreendedores do planeta, com uma taxa média de empreendedorismo de quase 25%, no período entre 2002 e 2012.

Nesse período, a taxa total de empreendedorismo teve um aumento expressivo, passando de 20,9%, em 2002, para 30,2%, em 2012, representando um aumento de quase dez pontos percentuais.Em números absolutos, o Brasil possui pouco mais de 36 milhões de indivíduos adultos da população, entre 18 e 64 anos, desenvolvendo alguma atividade empreendedora. Tais números indicam a necessidade de ações também na área da educação para a forma- ção desse novo profissional no mercado de trabalho.

Segundo o dicionário Aurélio, empreender significa “realizar”, “pôr em execução” ou “decidir fazer uma tarefa difícil e trabalhosa”. É exatamente isso que os alunos que participam do JEM – Jovem Empreendedor Magnum – fazem. Contando com a orientação de professores coordenadores e ex- alunos, os participantes do JEM têm a oportunidade de criar uma empresa, desenvolver um produto e comercializá-lo, tornando-se, assim, protagonistas e empreendedores no seu próprio processo de formação integral.

Além disso, os alunos interessados em inovações tecnológicas são desafiados a desenvolverem aplicativos educacionais, vivenciando assim uma “startup”, é o Vale do Silício Magnum. “Durante a realização dessas atividades”, afirma o diretor Eldo, “os alunos simulam situações reais de uma empresa e desenvolvem habilidades primordiais para a vida profissional bem sucedida. Três delas são fundamentais para sua formação em qualquer área:a criatividade, a resiliência e a compaixão. Criatividade para driblar os desafios e ousar o novo. Resiliência para aprender a aceitar o erro como processo de crescimento e fazer de novo. Compaixão para ver o outro como a si mesmo, sentir a dor do outro como sua própria dor. O Jovem Empreendedor Magnum oportuniza aos alunos a apropriação das concepções e diretrizes pertinentes ao empreendedorismo, assim como as práticas de economia e organização de uma empresa.”

O novo milênio vivencia a transição de uma era industrial pautada na conformidade e hiperespecialização para uma outra baseada no conhecimento que privilegia a descentralização e a diversidade. Novos formatos organizacionais emergem. Aprendizagem coletiva, cooperação e inovação assumem importância fundamental para o enfrentamento dos novos desafios. Novos riscos rodeiam os jovens profissionais, ambição exagerada, busca por resultados imediatos e valorização do ter em detrimento do ser. Diante de tantas incertezas torna-se imprescindível que a educação também respire novos ares e busque formas criativas de formar e informar esse novo cidadão para o mundo que irá enfrentar.

Assim, o Colégio Magnum chega aos 20 anos com a responsabilidade e eficiência de um adulto e a inquietude e criatividade de uma criança. Como diria o seu fundador, Professor José Bruna Alonso, “Aqui é um lugar de muito trabalho e também de muita gente feliz!”

You may also like